Por onde eu começo minha obra? Essa é uma das questões mais comuns entre aqueles que desejam construir ou reformar. Bem, o primeiro passo é o planejamento. É nesta etapa que fatores importantes são definidos com o objetivo de se evitar erros, gastos ou qualquer problema que prejudique não só o orçamento, mas também a execução e o tempo de entrega da construção pronta.
É de extrema importância escolher materiais e soluções que atendam as necessidades de cada etapa, mas que otimizem tempo e dinheiro, obtendo, assim, ainda mais lucro na sua construção.
Um bom exemplo de escolha inteligente é o uso de concreto bombeado. Esse material é um aliado das grandes obras, sejam elas residenciais, como casas térreas e sobrados, ou edifícios de grandes alturas.
O serviço de bombeamento, feito com betoneiras através de tubos rígidos ou mangueiras flexíveis que descarregam o produto no local onde será aplicado, apresenta diversas vantagens em comparação ao uso do concreto ensacado como:
- Maior rapidez na concretagem.
- Diminuição da mão de obra para o transporte e aplicação do concreto.
- Não há a necessidade do uso de carrinhos de mão.
- Melhor trabalhabilidade, qualidade e acabamento.
Concreto bombeado x concreto ensacado
O que define qual sistema será utilizado, geralmente, é o tamanho da obra e sua complexidade. Contudo, diferentemente da mistura manual, feita através da compra de concreto ensacado, o bombeado é misturado em máquina, mantendo assim um nível de umidade eficaz, ou seja, uma vantagem para grandes construções devido a dosagem correta dos materiais e a forma como são integrados. Sendo assim, a evaporação da água é amenizada e a temperatura do concreto é mantida, auxiliando no processo de hidratação do cimento e areia.
Com a mistura manual, um dos principais problemas enfrentados, devido à combinação incorreta, são fissuras e infiltrações. Por sua vez, o concreto bombeado é preparado em um caminhão betoneira e sua massa deve seguir especificações para o transporte através da tubulação.
Outra vantagem que deve ser levada em consideração ao realizar o planejamento da obra é o tempo de concretagem que, com o concreto bombeado, é de 50m³ por hora.
Transporte e alocação
O planejamento de uma obra vai muito além do cálculo da quantidade de materiais. Ele engloba, também, a logística necessária para receber os equipamentos. Saber onde a betoneira vai se posicionar, principalmente se for mais de uma, faz parte dessa preparação para que tudo ocorra sem problemas.
Caso a obra seja de menor porte, é necessário pedir autorização à prefeitura ou subprefeitura para ocupar a rua. Outra opção é programar as concretagens dentro de horários permitidos, considerando as restrições de circulação locais. Essas prevenções evitam multas e atrasos na obra.