Voltar

As sete maravilhas da construção civil no Brasil

A Construção Civil passou por altos e baixos no decorrer da história do Brasil, mas há quem diga que a engenharia brasileira é a melhor e mais eficiente da América do Sul e serve de referência pelo mundo em países emergentes. E um grande exemplo deste destaque da nossa construção civil, é o caso do mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, responsável por projetar obras inacreditáveis pelo Brasil e pelo mundo, e algumas delas estão entre as sete maravilhas da construção civil no Brasil, que listaremos abaixo. Confira:

Brasília

Já que falamos de Oscar Niemeyer, começaremos por um grande marco da construção civil brasileira: Brasília. Na década de 50 Juscelino Kubitscheck escolheu Niemeyer para projetar as grandes construções da nova capital e, a partir dai, surgiram: Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Catedral de Brasília e até o Aeroporto de Brasília, tudo isso projetado e construído em 4 anos e com um custo aproximado de 1 bilhão de dólares. É ou não é uma maravilha da construção civil no Brasil?

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Localizada no Paraná, na fronteira com o Paraguai, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é a segunda maior produtora de energia elétrica do mundo, atrás apenas para chinesa “Três Gargantas”. Administrada pelos 2 países (Brasil e Paraguai), Itaipu tem um lago de 1350 quilômetros quadrados e uma produção anual de energia de cerca de 90mil GigaWatts de energia. Para entendermos melhor, uma residência comum consome por volta de 1500 QuiloWatts por ano, 1 GigaWatt equivale a 1 milhão de QuiloWatts, ou seja, os 90 milhões de Gw produzidos anualmente pela Itaipu têm capacidade de atender 60 milhões de residências!

Sua construção empregou diretamente 40mil trabalhadores na década de 70 e Itaipu foi candidata a uma das 7 maravilhas do mundo moderno, não ganhou, mas para o nosso top das sete maravilhas da construção civil no Brasil, ela, com certeza, tem uma vaga garantida!

Maracanã

No país do futebol não poderíamos deixar de fora um dos principais palcos da maior paixão nacional, Estádio Jornalista Mário Filho do Rio de Janeiro, popularmente conhecido como Maracanã, é, com certeza, mais uma das sete maravilhas da construção civil no Brasil.

Hoje, com capacidade autorizada para 78mil torcedores, o Maracanã já recebeu 198mil pessoas para assistir Brasil x Uruguai e é o maior estádio de futebol do país. Palco das Copas de 1950 e 2014, o Maracanã já recebeu partidas de futebol memoráveis, goleadas inesquecíveis, finais emocionantes e, além disso tudo, já foi palco de eventos únicos no Brasil como shows de Frank Sinatra em 1980, Madonna em 1993 e vários outros grandes artistas. Sem dúvida, pela beleza da construção e, principalmente, pela sua história, o “Maraca” merece vaga no nosso Top7.

Ponte Rio-Niterói

Localizada na baía de Guanabara, Rio de Janeiro, a Ponte Rio-Niterói é a maior ponte do Brasil, com 13,9km de extensão sendo 9 deles sobre a água. Sua construção foi feita em 5 anos e a ponte foi inaugurada em 1974. Hoje, segundo informações da administradora (Ecoponte), ela recebe cerca de 140mil carros por dia em suas 8 vias de circulação. E como toda ponte, foi uma construção bastante interessante, utilizando ilhas flutuantes para execução dos 103 elementos de fundação/sustentação nos 9km sobre o oceano e guindastes enormes para manipulação das peças. No Brasil, não existe outra ponte com dimensões parecidas.

Cidade Administrativa de MG

Mais uma obra de arte do mestre Oscar Niemeyer, A Cidade Administrativa de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, é um complexo que abriga toda a área administrativa do Estado de Minas Gerais. Composta por 6 edificações projetadas por Niemeyer, são cerca de 270.00m² de área construída e 800.000m² de área total, com inauguração em 2010. Entre os seus prédios, está o Palácio Tiradentes, que é o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo com vão livre de 147m de comprimento e 26m de largura. A Cidade Administrativa é a única do Brasil com características sustentáveis, gerando, assim, menos desperdício tanto de energia elétrica quanto de água.

Millennium Palace

O caçula da nossa lista, Millennium Palace em Santa Catarina, que é hoje, o maior prédio do Brasil, possui 177,3 metros de altura e 52 andares. Foi inaugurado em 2014 para superar o antigo campeão Mirante do Vale em São Paulo por 7,3m. Trata-se de um estabelecimento residencial de alto luxo, com um apartamento por andar. Ainda existem unidades a venda e, com nada mais, nada menos do que R$10 milhões você garante o seu e passa a morar em uma das 7 maravilhas da construção civil no Brasil!

Sambódromo Marquês de Sapucaí

Para fechar nosso Top 7, voltaremos ao respeitado Oscar Niemeyer: o Sambódromo Marquês de Sapucaí não é tão impressionante quanto as outras construções citadas acima, mas é uma construção de extrema importância para os brasileiros. Palco do carnaval mais famoso do mundo, o sambódromo construído na década de 80 é uma passarela de 700m de comprimento cercada de arquibancadas onde as escolas de samba cariocas duelam em seus belos desfiles. E tudo, mais uma vez, vindo das pranchetas de Oscar Niemeyer.

E então, que outra maravilha da construção civil você acrescentaria à nossa lista? Deixe o seu comentário!