O bombeamento de concreto oferece inúmeras vantagens para sua obra e para a indústria da construção civil como um todo. A fim de permitir edificações maiores e projetos mais ousados este processo produtivo aparece como solução de diversos problemas.
Em geral, é bastante utilizado em grandes canteiros, onde os objetivos principais são a produtividade e a otimização dos custos, uma vez que esse método permite lançar um grande volume de concreto em um curto período de tempo.
Além disso, o bombeamento de concreto permite alcançar grandes distâncias verticais e horizontais, bem como concretar regiões de difícil acesso.
Tipos de Bombas
O concreto bombeado é transportado no interior dos caminhões betoneira e similares, que devem possuir revestimento com material não absorvente e mecanismos de agitação, para que não haja perda de componentes.
As bombas, por sua vez, são equipamentos acoplados à estes veículos, sendo os tipos mais comuns:
Bomba Lança
Também conhecida como “Autobomba com mastro de distribuição”. É o equipamento que possibilita o despejo de concreto em grandes alturas ou em locais de grande alcance horizontal. Aqui, o material sai da betoneira, passa pelo caminhão bomba e é impulsionado por uma tubulação de borracha.
Devido a sua grande dimensão, a lança é instalada sobre o caminhão, e o braço articulado pode ser dividido em três ou quatro partes. Sua operação é facilitada, utilizando um controle remoto, e pode ser realizada por apenas um operador.
A altura alcançada pode ser de até 60 metros, e sua produtividade varia entre 90 à 200m³ por hora de concretagem.
Auto Bomba
Nomeada também como “Autobomba estacionária”, o equipamento é montado sobre o chassi de um caminhão. Por este motivo, consegue se movimentar melhor nos canteiros de obras e é um dos mais utilizados no mercado.
Porém, diferentemente da Bomba Lança, exige um certo tempo de preparação, pela necessidade de montagem das tubulações que lançam o concreto nas superfícies.
Principais vantagens do bombeamento de concreto
Além de permitir o manuseio e transporte de grandes volumes, o bombeamento de concreto gera:
- Redução da equipe para concretagem;
- Concretos mais bem adensado;
- Melhor acabamento do concreto;
- Número baixo de juntas secas;
- Redução nos índices de perdas de material;
- Redução do cronograma de obra, e;
- Oferece garantias no processo e na resistência final.
Composição do concreto bombeado
Sua composição é similar a dos demais tipos de concreto, possuindo em sua fórmula: água, areia, brita e cimento. Entretanto, deve ser dosado, de modo a garantir um abatimento (característica de espalhamento do concreto, medido através do Slump Test) de pelo menos 100 mm.
Deste modo, a fim de atingir as condições necessárias, podem ser utilizados aditivos plastificantes, que aumentam o abatimento sem elevar as quantias de água presentes no material. Outra opção são os retardadores de pega, que impedem que o concreto inicie a pega antes da conclusão do processo de adensamento.