Para uma obra ser um completo sucesso, toda a equipe que participa da empreitada precisa estar alinhada e ser de qualidade. Não basta ter boas ideias e bons projetos, afinal quem irá fazer o que está na cabeça e no papel virar realidade será a equipe de execução, ou seja, pedreiros, encanadores, eletricistas, pintores etc.
Desta forma, o momento da contratação dos profissionais é de extrema importância para que tudo saia como planejado. Como em qualquer setor do mercado, existem profissionais das mais variadas características e valores, e você terá que escolher aqueles que melhor se encaixam com o seu perfil.
Mas agora você deve estar se perguntando: como vou escolher? Não se preocupe, preparamos um roteiro para você não se perder nesse momento decisivo da obra. Confira!
Referências e indicações são sempre bem vindas
Ter a opinião de alguém que já usufruiu do serviço que você pretende contratar é sempre um bom começo. Sendo assim, pergunte a conhecidos, peça indicações de bons profissionais, questione sobre os serviços, sobre a índole e o comportamento do profissional. E lembre-se: informação nunca é demais.
Tempo e experiência
Quando o assunto é obra, uma maior experiência pode garantir um melhor resultado, uma vez que a prática aperfeiçoa o serviço prestado e, com isso, ganha-se em qualidade. Além de pedir referências, na hora da contratação pergunte ao profissional sobre suas experiências de trabalho.
Fique longe do “faz-tudo”
Já ouviu aquela expressão que “quem faz tudo, não faz nada direito?”. Nem sempre é verdade, mas na sua obra você com certeza vai preferir ter especialistas cuidando de cada etapa. Aqui vão alguns exemplos: para a construção, um pedreiro especialista em alvenaria; para a parte elétrica, um eletricista; para assentar pisos, um azulejista; para a pintura, um pintor; e por aí vai. O importante é que cada profissional domine a área em que atua.
Opte por empreitadas e evite diárias
Sempre que puder, evite a contratação que é acertada por dia. Em seu lugar, opte pelo pagamento por empreitada. Uma sugestão é combinar pagamentos após alcance de metas, deixando sempre uma quantia para a entrega final do serviço. Desta forma, os contratados sempre terão uma boa motivação para continuar o trabalho de forma eficiente.
O combinado não sai caro
Sim, a melhor forma de se resguardar quanto ao serviço a ser prestado é por meio de contrato. Quando este documento é assinado pelas partes envolvidas, por mais simples que seja, profissionaliza-se a tarefa, trazendo uma maior responsabilidade ao contratado para trabalhar em sua obra.
Visite sempre a obra
Mesmo seguindo todas as dicas acima, nenhuma obra realmente tem sucesso sem acompanhamento. Ainda que você não entenda nada de obra, pergunte como determinado processo é feito, para que serve, quanto tempo vai durar etc. Demonstre interesse pelo serviço prestado, isso é fundamental para obter um bom resultado.
Agora você já está preparado para acertar na contratação de bons prestadores de serviços para a sua obra e conseguir um bom resultado. Não deixe de compartilhar esse conteúdo com quem precisa e de continuar acompanhando nosso blog!