Voltar

Granulometria do calcário: Saiba os benefícios do uso dos grãos mais finos

O calcário é um dos principais insumos para o solo brasileiro. Por possuir características ácidas, o corretivo agrícola atua com precisão no equilíbrio desse pH, favorecendo diversos plantios. Em sua composição, podem ser encontrados os componentes cálcio e magnésio, principais responsáveis dessa ação, além de demais nutrientes como potássio e fósforo.

+ Obras de arte especiais: Entenda o porquê do nome e seus diferenciais

No entanto, para uma alta eficiência, o insumo ainda deve ter uma característica importantíssima, para além de seus químicos: a granulometria. Especialistas explicam que, quanto menor a espessura do grão, melhor sua reatividade no solo. Garantindo assim uma maior produtividade e agilidade no tratamento do mesmo. Outra importância de utilizar um calcário de baixa granulometria é sua ação nas raízes das plantas, que conseguem atingir maior profundidade pelas reações com o corretivo agrícola.

Apesar disso, deve-se ter conhecimento a respeito da granulometria utilizada, uma vez que nem sempre é necessário a utilização do calcário mais fino. Na realidade, tudo depende das características do seu solo, além do tipo de plantação que planeja para aquela região e demais fatores como clima, exposição ao sol, etc.

+ Como é o trabalho do Grupo JOFEGE em obras de grandes centros e vias públicas?

Estudos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, por exemplo, já revelaram que “calcário com granulometria entre 0,2 e 0,3 mm fornece maiores teores de cálcio ao solo”. “Calcário com granulometria entre 0,3 e 0,56 mm promovem maior elevação do pH, porém, não havendo diferença significativas em relação as demais granulometrias”, completa.

Granulometria do calcário: Saiba os benefícios do uso dos grãos mais finos

Com experiência de mercado e produzindo com #QualidadeQueFica, a JOFEGE Mineração e a CalBahia, empresas do Grupo JOFEGE, produzem calcário dolomítico e calcítico de baixa granulometria. Além disso, nossos calcários são ricos em nutrientes, auxiliando na sua reatividade e benefícios ao solo. Conheça mais sobre alguns deles:

+ Chega de cinza! Saiba como o concreto colorido pode ser uma alternativa para sua obra
  • Calcário dolomítico JOFEGE Mineração

Possui Cao médio de 31%, MgO de 16 a 21%, PN de 96 a 100% e PRNT de 94 a 100%, sempre com garantia de acima de 94%. Além disso, conta com os nutrientes extras silício, fósforo e potássio.

  • Calcário dolomítico CalBahia

Possui CaO médio de 31%, MgO de 18 a 20%, PN médio de 102% e PRNT acima de 90%. Seus nutrientes extras são fosfato e quartzo.

+ A importância do uso de EPIs agrícolas: tipos, cuidados e certificações

Para mais informações, entre em contato:

JOFEGE Mineração — Goianésia–GO:
(62) 3602-5107

CalBahia — Santa Maria da Vitória–BA:
(77) 4009-7860