Voltar

A importância dos EPIs na segurança do trabalhador rural

Durante as atividades profissionais, todo trabalhador está sujeito a acidentes, sendo que algumas funções se mostram mais perigosas que outras. Pesquisas mostram, por exemplo, que trabalhadores rurais estão mais propensos a fatalidades do que os da construção civil.

À medida que o agronegócio cresce, os acidentes de trabalho no campo têm se tornado uma grande preocupação no meio agrícola. Muitas ocorrências poderiam ser evitadas com a adoção de medidas de prevenção. Conhecer as normas regulamentadoras é de extrema importância para garantir a segurança.

Para tal, um dos principais investimentos a ser feito é o em Equipamento de Proteção Individual (EPI). Esses são considerados produtos ou dispositivos para utilização do trabalhador com a finalidade de protegê-lo dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho. 

O investimento em equipamentos de qualidade pode fazer a diferença na vida de um trabalhador.

Os riscos e suas prevenções

Na agricultura, grande parte dos materiais utilizados são produtos fitossanitários, importantes para proteger as plantas do ataque de pragas e doenças. Neste caso, a aplicação requer o uso obrigatório de EPIs. Os equipamentos servem para evitar que os produtos fitossanitários entrem em contato com o corpo do aplicador. 

Nessa esfera há também os riscos mecânicos gerados por máquinas, que podem causar quedas de árvores e tombamentos de tratores, ou por animais, em incidentes que incluem coices, mordidas e cabeçadas.

Outros danos que essas atividades podem causar são as lesões por esforço repetitivo e doença osteomuscular. Já as ferramentas cortantes e pontiagudas são capazes de provocar acidentes como cortes e esmagamentos.

Em todos os casos citados, os EPIs protegem o trabalhador do campo contra intoxicações e acidentes que podem colocar sua vida em risco. 

Por fim, é válido lembrar que o uso desses equipamentos é exigido pelo Ministério do Trabalho e o não cumprimento pode acarretar em penalidades e riscos de segurança e de ações trabalhistas.