Você realmente está economizando água?
Após este período de seca que nós estamos passando, a temporada de chuva deve finalmente chegar, porém, para esta conseguir compensar o ano árido que nós tivemos poderá demorar até três anos de precipitações constantes e acima de média, portanto devemos cada vez mais fazer nosso melhor para gastar menos e reutilizar a água que eventualmente seria desperdiçada.
Aqui, nós iremos mostrar algumas dicas para você diminuir muito o seu consumo de água, sem fazer nenhum sacrifício, e contribuir para melhorar a situação do nosso país.
1 – O banho é um dos vilões da economia de água por diversos motivos, desde chuveiros mal regulados e mecanismos antigos que demoram para esquentar a água, até a sensação de relaxamento que o banho traz e nos faz demorar um pouco mais embaixo do chuveiro.
Para economizar é preciso realizar a regulagem do chuveiro para o melhor aproveitamento da água, enquanto a sua água esquenta você pode colocar baldes para acumular e reutilizá-la em outras tarefas, enquanto você se ensaboa desligue o chuveiro, e o mais importante, lembre-se que o banho é lugar de higiene, não de meditação. Estas dicas podem fazer o consumo médio cair de 180 para 50 litros. Impressionante não?
2 – Ao escovar os dentes, você também pode economizar, ao invés de usar a água corrente, separe um copo de água e o utilize conforme for necessário, este simples ato pode economizar até 3 litros.
3 – Ao utilizar a descarga de maneira errada, você desperdiça um volume muito grande de água, então é preciso verificar se a válvula não está com defeito, e se ela está regulada para liberar apenas o volume de água que é necessário e lembre-se de não jogar lixo e restos de comida no vaso.
4 – Utilize a torneira de forma responsável, abrindo-a apenas o necessário, já que uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros por minuto, de preferência também para as torneiras com arejadores que misturam água e ar, economizando, mas mantendo força da água. Certifique-se de fechar bem a torneira, se ela ficar pingando pode gastar 46 litros por dia, ou seja, 1380 litros por mês.
5 – Certifique-se que seu encanamento está em ordem, sem vazamentos, já que um de 2 mm de espessura pode desperdiçar 3 mil litros por mês.
6 – Mantenha a caixa d’água bem fechada e não deixe que ela transborde, este ato pode economizar água e também manter a qualidade da mesma.
7 – Você pode economizar até 60 litros de água se você lavar suas louças, ensaboando-a primeiro e depois enxaguando tudo de uma vez, você pode optar pela máquina de lavar, ela gasta em média 40 litros de água, mas lembre-se de utilizá-la apenas quando esta estiver com a capacidade lotada.
8 – Aproveite as chuvas que começaram agora e estoque água para utilizar em serviços que não necessitam de agua potável, mais se lembre de manter os reservatórios bem fechados para evitar a criação de mosquitos e pernilongos, como o Aedes Egypt, o mosquito da dengue.
9 – Limpar a casa com água pode parecer a melhor maneira de deixar tudo limpinho, mas pode gastar muito, existem produtos de limpeza que fazem o trabalho com mais eficiência e praticidade, além de economizar água, você também pode ter mais tempo para você.
10 – As plantas também sofrem com a falta da água, porém uma mangueira pode desperdiçar muita água, é recomendável que se utilize um regador com a água que foi acumulada da chuva e também do chuveiro para dar um alívio para suas plantas.
11- Evite lavar o carro toda semana, uma vez por mês é mais do que suficiente, e mesmo assim, utilize um balde com água de um dos seus reservatórios e um pano para retirar toda a sujeira do carro, após isso, faça o enxague com esta mesma água.
12 – Para limpar as áreas externas como calçadas ou varandas utilize uma vassoura, se achar necessário à utilização de água aproveite novamente os baldes que você conseguiu guardar nas atividades iniciais.
Pode parecer que apenas a quantidade que você utiliza não irá fazer falta, mas não é assim, se cada pessoa conseguir salvar 10 litros de água por dia, a economiza se torna imensa, então não deixe de fazer a sua parte.