O uso da tecnologia em vários setores da economia é uma realidade irrefutável. Ela tem se tornado uma aliada para melhorar performances, produtividade e resultados, além de garantir experiências diferenciadas. E falando em tecnologia, o Metaverso tem sido pauta nos assuntos ligados ao meio tecnológico e pode ser um grande parceiro da Construção Civil, já sendo, inclusive, aplicado em algumas ações.
Para entender o Metaverso
O metaverso é um ambiente digital imersivo que envolve a interação de várias tecnologias, dentre elas realidade aumentada e realidade virtual, que pode ser acessado por dispositivos, como óculos específicos. Essa é considerada, por especialistas, a evolução da Internet. Em vez de acessar alguma plataforma, como redes sociais, por exemplo, nesse ambiente os usuários passam a vivenciar a experiência virtual tridimensional.
A expectativa em cima da tecnologia aumentou com a mudança de posicionamento do grupo Facebook, ao alterar seu nome para Meta, em alusão ao Metaverso.
Blockchain, criptomoedas e NFTs
Blockchain é um tipo de tecnologia que permite o rastreio de arquivos específicos, foi assim que o Bitcoin, primeira criptomoeda do mundo foi criada. A mesma tecnologia está sendo utilizada para NFTs, conhecido como token não-fungível, que se trata de um código de computador que serve como autenticação de um arquivo e garante que ele é único.
Dentro do Metaverso as NFTs serviriam para autenticar as transações de todos os itens, dando a certeza de que ele é único. Seria como um registro que lhe torna “dono”.
Como o Metaverso poderia ser utilizado para Construção Civil?
Imersão em apresentação de projetos
Imagine uma imersão completa sobre um projeto arquitetônico ou ainda a aplicação prática de um material de construção civil? Muito mais do que ver como uma obra pode ficar, no Metaverso o usuário poderá vivenciá-la virtualmente. Poderá ser uma ótima aliada para a visita de um apartamento decorado de qualquer lugar do mundo e fechamento de negócios com o pagamento de criptomoedas.
Recentemente, uma marca de louças do Brasil realizou a apresentação de seus lançamentos se utilizando de ferramentas do Metaverso.
Visita a eventos virtuais
Imagine participar de um evento de arquitetura do outro lado do mundo e vivenciar essa experiência imersiva?! Com o Metaverso isso será possível, já que não há fronteiras nesse universo virtual e de realidade aumentada. Uma boa conexão com a Internet e você pode visitar um espaço projetado por um arquiteto renomado de outro país sem sair da sua casa física.
Simulações Arquitetônicas
As projeções em 3D já são uma realidade para muitos arquitetos e engenheiros no momento da apresentação de seus projetos a seus clientes. Com o Metaverso, o cliente poderá sentir-se dentro da própria casa, tendo a real perspectiva do que o irá esperá-lo no mundo real.
Venda de imóveis virtuais
Com as NFTs, imóveis virtuais serão arquivos dentro do Metaverso que poderão ser comercializados através de criptomoedas. Talvez esse seja um ambiente a ser explorado por profissionais como engenheiros e arquitetos, junto de programadores, que serão os futuros “construtores” nesse ambiente digital.
Outros benefícios para o setor de construção civil:
-Melhor dimensionamento de projetos, como casas, escritórios, empresas e apartamentos
-Previsibilidade e expectativas melhores correspondidas
-Chance de forte adesão por escritórios de arquitetura e engenharia
-Amostra da aplicação de um produto em um ambiente, como coloração de paredes, móveis sob medida, objetos de decoração.
– Imersão em projetos de reforma do ambiente.
Como a tecnologia do Metaverso já vem sendo aplicada
Como citamos, uma famosa marca de louças para casa, como pias e cubas, já realizou um lançamento se utilizando da tecnologia, mas o Metaverso também atinge outros setores.
Recentemente o prefeito de Uberlândia-MG, realizou a primeira reunião virtual utilizando tecnologias do Metaverso.
O CEO do Meta, Mark Zuckerberg, já tem projetos para que chamadas e mensagens de suas plataformas, como Whatsapp e Messenger, sejam atendidas e respondidas sem a necessidade de sair desse universo digital.
Esse poderá ser um promissor aliado da Construção Civil, unindo experiências on e offline.
Para ficar por dentro de todas as novidades, siga nossas redes sociais.