O graute é classificado como um microconcreto de alta resistência, contudo tem aplicação e composição diferentes do concreto comum. É caracterizado por sua maior fluidez, garantindo o preenchimento de espaços com difícil acesso e sem precisar utilizar vibradores de adensamento.
Além disso, o graute possui alta resistência inicial e final em um curto período. Outra característica é a sua expansão controlada. A combinação desses fatores resulta na liberação rápida das formas e estruturas utilizadas em sua aplicação.
Este material pode ser dividido em dois tipos: os compostos de base mineral ou de base orgânica. As diferenças entre um e outro são, essencialmente, a composição e suas finalidades de aplicação.
O graute de base mineral é composto por base cimentícia e aplicado principalmente para grauteamento e fixação de estruturas metálicas, postes, fundações, tirantes, pré-moldados, entre outros.
Já o graute de base orgânica é composto por resinas epóxi derivadas do petróleo. O custo é maior, contudo, suas especificidades técnicas permitem a aplicação em condições especiais, uma vez que a base orgânica entrega alta resistência mecânica e maior aderência da pasta ao concreto e armações metálicas. É usado para aplicações em que há cargas cíclicas e dinâmicas, com movimentação da estrutura.
Aplicação do graute
Como a composição do graute é bem complexa, para a sua aplicação exige-se a avaliação de um calculista para certificar a compatibilidade do material em relação à resistência final necessária.
O uso, por sua vez, é indicado para locais em que o concreto comum não têm acesso por completo, não entregando os resultados esperados e necessários para uma estrutura forte e resistente. Pode ser utilizado tanto em obras novas como em casos de recuperação estrutural.
Quais as vantagens?
As principais vantagens de se utilizar o graute são o curto prazo de execução em relação ao concreto comum, o baixo consumo de água, a capacidade de preencher espaços vazios e cavidades facilmente e sem bolsões de ar.
Outros benefícios são a melhor qualidade do acabamento, sua boa performance e a facilidade de trabalho até mesmo em condições críticas de aplicação. Além disso, ele também é uma ótima escolha para locais que precisam de alta resistência contra corrosão e movimentação.
Mesmo podendo ser preparado no próprio canteiro de obras, recomenda-se o uso de graute industrializado, com o objetivo de garantir a qualidade da mistura e de suas características técnicas.
Curiosidade
Como o graute é indicado para locais de difícil acesso, mas que necessita-se de uma alta resistência, ele é o produto mais recomendado para o uso subaquático, como em pontes, eclusas, barragens e em áreas de cais.