Voltar

Qual a importância do calcário para a economia brasileira?

O calcário é utilizado para controlar a acidez do solo. O processo de calagem é feito antes do plantio, para que a terra esteja em boas condições para receber as sementes que serão cultivadas. Pode parecer uma relação distante, mas o calcário é um elemento fundamental para a economia do nosso país, pois a agricultura é responsável por colocar o alimento na mesa do brasileiro, fornecer matéria prima para indústrias de transformação como fábricas de tecidos, cosméticos, perfumarias, agroindústrias, como usinas sucroalcooleiras, além de alimentar os animais que são criados em processo de confinamento para o corte ou reprodução.

Para se ter uma proporção, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP) em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o agronegócio  alcançou uma participação de 27,4% no PIB brasileiro, a maior taxa desde 2004, tendo um aumento de mais de 8% no último ano. 

Recentemente o tema “insumos agrícolas” esteve em alta com o conflito entre Ucrânia e Rússia, já que o país governado por Putin é um dos principais fornecedores de insumos utilizados na produção agrícola, como nitrato de amônio. No Brasil, o material  é utilizado como fertilizante em muitas culturas brasileiras, dentre elas café e cana-de-açúcar, por exemplo. A importância é tamanha que o governo brasileiro tem criado projetos para não depender mais de produção externa desses insumos.

A JOFEGE tem orgulho em contribuir com o agronegócio brasileiro, minerando calcário com alto índice de qualidade, segundo o MAPA, e ajudar produtores a colocarem alimento na mesa e empresas, a gerar empregos.