Voltar

A resistência do concreto é decisiva em qualquer obra

Entenda o que é a resistência do concreto para planejar sua construção de forma mais inteligente e segura.

O tipo e a resistência do concreto a ser utilizado em uma obra são fatores decisivos e primordiais em qualquer projeto. Esteja atento, pois esse minucioso conhecimento técnico implicará na segurança e na economia de construção.

Sabemos que cada caso é um caso. Sendo assim, caberá ao engenheiro civil planejar e calcular as medidas de utilização de concreto em cada etapa, uma vez que a proporção difere de acordo com sua utilização. A resistência de concreto calculada para os pilares será diferente da resistência necessária para a fundação e a pavimentação, devido às suas finalidades distintas.

Para nortear a aplicação de concreto com precisão utiliza-se a unidade de medida Fck.

Mas, afinal o que é Fck?

Do inglês Feature Compression Know, o termo foi livremente traduzido para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão e tem uma norma só para ele: a NBR 6118, que discorre sobre Projetos de Estruturas de Concreto e dita que a análise de qualidade deve ser realizada aos 28 dias de idade do concreto.

Ao estudar de forma mais aprofundada sobre Fck, encontrará intimamente ligada a essa sigla o termo ‘MPa’, que significa Megapascal que é a unidade de medida de pressão – Basicamente a força dividida pela área. Ficou difícil? Exemplificamos: dizer que o concreto possui Fck de 25 MPa é o mesmo que dizer que o concreto possui resistência à compressão próxima de 250 kfg/cm².

Graças ao constante trabalho de pesquisa e desenvolvimento na área civil, atualmente temos concretos com resistências altíssimas, muito superiores aos do passado: se antigamente nos mantínhamos numa média de 18MPa, hoje estamos entre 25 a 30 MPa, sem contar os chamados concretos de alto desempenho, que chegam a resistências superiores a 100 MPa.

Etapa por etapa:

Para planejar o uso do concreto a ser utilizado em diferentes resistências desde o projeto estrutural, o engenheiro civil levará em consideração toda e qualquer característica da construção, como: a estrutura onde será direcionada, o local de execução e o custo-benefício dos elevados valores de resistência do concreto, já que o seu preço varia conforme o Fck e essa projeção permitirá calcular o orçamento executivo.

No controle tecnológico de uma obra, a resistência do concreto também é decisiva. Para que a estrutura projetada seja atestada e aprovada, o concreto utilizado deverá, obrigatoriamente, ter atingido os cálculos de Fck previamente definidos pelo responsável técnico da obra.

Todos esses dados serão decisivos no futuro, caso a edificação precise sofrer alterações, como de ampliação. Os valores relacionados a resistência do concreto utilizado em toda a obra devem ser esclarecidos para o cálculo de reforço estrutural, em determinados casos.

A escolha para a sua obra:

O indicado é seguir o que preconiza a NBR 6118, começa por definir a classe de agressividade a qual o concreto estará submetido durante sua vida útil: um ambiente mais agressivo precisará de concreto de maior resistência à compressão. A Tabela 6.1 na NBR 6118 nos ajuda de forma simples a fazer análise:

  • Fraca (I): ambiente rural ou submerso, onde o risco de deterioração do concreto é insignificante;
  • Moderada (II): ambiente urbano, onde o risco de deterioração do concreto é pequeno;
  • Forte (III): marinho e certos tipos de indústria, onde o risco de deterioração é grande;
  • Muito Forte (IV): estrutura que receba respingos de maré e certos tipos de indústria, onde o risco de deterioração é elevado.

Cada classe das citadas acima terá uma indicação de Fck/ MPa. Esta relação também está descrita na NBR 6118 e é diretamente ligada à resistência final do concreto, que deve ser observada durante toda a execução de uma estrutura.

Para concluir:

Uma obra bem planejada deve contar com o know-how sobre a resistência dos concretos por parte dos projetistas, dada a importância de sua qualidade e a possível diversidade de suas resistências.

Cálculos de Fck e MPa são premissas para projetos futuros e, para facilitar um pouco as coisas, nós podemos contar com os estudos prévios dessa ciência. A experiência dos profissionais envolvidos na obra com certeza também serão decisivas, assim como a real qualidade do produto escolhido para compra.

Esperamos ter colaborado um pouco com o seu conhecimento,
muito obrigado.