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Se adapte ao momento e fortaleça o relacionamento com o cliente

O mundo está passando por um momento novo em que todos estão aprendendo a lidar e se adaptar, principalmente o comércio, por ter fechado as portas para auxiliar na contenção do avanço do coronavírus. 

Se reinventar em meio à crise, buscar novas estratégias para se comunicar e fortalecer o relacionamento com o seu cliente, é essencial para que ele lembre-se de você quando o momento de retomar o crescimento dos negócios chegar.  A JOFEGE preparou algumas dicas para te ajudar a enfrentar essa situação.

Faça a gestão de sua equipe
Ainda que seus colaboradores estejam em atividade a distância, para que o trabalho remoto seja eficaz, crie uma linha direta de comunicação com as equipes de cada setor de sua empresa. Dessa forma as informações e estratégias que precisam ser definidas por você, dono do negócio, serão passadas de forma rápida, clara e consistente.

Garanta a segurança e conquiste a confiança do seu cliente

  • Informe ao seu cliente quais são as novas formas de atendimento, através de quais plataformas pode entrar em contato e adquirir seus produtos.
  • Mantenha-se sempre à disposição para tirar eventuais dúvidas, mesmo que remotamente.
  • Além disso, seja claro e transparente ao comunicar sobre as medidas preventivas que estão sendo tomadas para garantir a segurança ao realizar uma compra.

Adote novas maneiras de levar seu produto ao cliente
O serviço de delivery não serve somente para restaurantes.O mercado de entregas pode e deve ser explorado por outros setores, inclusive pelo seu. Outra forma de continuar disponibilizando seus produtos ao público é adotando o sistema de Drive Thru, que se complementa com as vendas e pagamentos online.
Ofereça esses serviços aos seus clientes e gere novas oportunidades para compensar a falta de vendas em sua loja.

Reavalie formas de pagamento
É um momento complicado pra todos, por isso, que tal flexibilizar as formas de pagamento? Estender prazos, aumentar o parcelamento em compras no cartão e descontos em pagamentos à vista são opções que podem ser estudadas para serem viabilizadas aos seus clientes.  Tudo isso para estimular o cliente a dar preferência ao seu estabelecimento, além de mostrar que se importa com a situação.

Invista em marketing digital
Sua comunicação também é feita através das mídias sociais? Chegou a hora de investir neste meio para continuar conectado com seu público.
Mais que oferecer produtos online, disponibilize conteúdos relevantes nas redes e gere oportunidades de interação, o que te ajudará a atrair e fidelizar seus clientes.

Capacite-se e planeje sua atuação após a crise
Algumas perguntas em relação à crise ainda estão sem respostas, como por exemplo, quando que os impactos da pandemia serão amenizados. Mas, uma coisa é certa, o momento é de reflexão e planejamento.
Aproveite a situação para se capacitar e investir em conhecimento. Utilize esse momento também para rever os projetos de seu negócio, atualize as informações sobre os clientes, perfil, preferências, sistemas internos, busque novos produtos e serviços para estar preparado para o pós. É necessário iniciar o planejamento de recuperação ainda quando se está reagindo à crise.

Por fim, não se desespere
Estar centrado e ser racional são atitudes essenciais para lidar com a crise, por isso, mantenha a calma e foque seu pensamento nas tomadas de decisões. Não deixe que o medo tome conta de você.