O concreto é o segundo insumo mais utilizados na construção civil, ficando atrás apenas da água, e é feito a partir da mistura de aglomerante (cimento), aglomerados (agregados graúdos, como pedras e agregados miúdos, como areia), água e, muitas vezes, aditivos e adições (sílica ativa) para melhorar determinadas características no produto final. Apesar de muita gente confundir, possui uma grande diferença entre concreto e cimento, não apenas porque o concreto precisa do cimento para ser produzido, mas também porque, este último, é um pó fino feito de calcário e outros minerais, que absorve água e atua como agente de ligação.
ORIGEM DO CONCRETO
A ideia de usar concreto como material base para construção, está presente na humanidade desde a era da antiga civilização romana, porém, este insumo só passou a usar os aglomerantes e aglomerados, e ter as características conhecidos atualmente no século XIX. Essa evolução foi possível devido ao desenvolvimento do cimento Portland, por Joseph Aspdin em 1824. Após esta descoberta, houve o primeiro teste sistemático deste novo concreto, na Alemanha, no ano de 1836, com o intuito de medir a resistência, compressão e tração do material. E em 1849, Joseph Monier desenvolveu o primeiro concreto reforçado com aço, atualmente conhecido como concreto armado. Monier percebeu que a grande fraqueza do concreto era a baixa resistência a esforços de tração, desta forma, somou a resistência e tração do aço com as propriedades características do concreto.
FUNÇÕES DO CONCRETO
O concreto possui duas principais funções:
- Elemento Estrutural: o concreto armado, como já citado, é a junção de concreto e aço, e o resultado desta união é uma estrutura de alta resistência e durabilidade. Sendo assim, ela está presente na construção civil em forma de vigas, blocos de fundação, lajes, estacas e pilares.
- Proteção: além de garantir que a edificação fique de pé, o concreto também tem a função de proteger dos agentes agressivos do meio, como sais e ácidos, prolongando a vida útil do aço.
JOFEGE MIX – TIPOS DE CONCRETO E SUAS APLICAÇÕES
Atuando nas principais cidades do estado de São Paulo, como São Paulo Capital, Campinas, Bragança Paulista, Limeira, entre outras, a JOFEGE trabalha com cinco tipos de concreto, sendo eles:
- Concreto Leve: é utilizado para redução do peso das estruturas, além de ser um importante isolante térmico e acústico. É indicado para enchimento de laje, regularização de pisos e elementos de vedação. Sua baixa densidade varia entre 500 e 1500 kg/m³ e pode alcançar resistências de até 20 MPa, de acordo com o agregado utilizado.
- Concreto Pesado: é um poderoso isolante radioativo, por isso sua aplicação é indicada para instalações submetidas à radiação, hospitais, clínicas de radiologia e usinas nucleares. É dosado para ter densidades que variam entre 2400 e 4000 kg/m³, com resistências de até 30 MPa, para isso são utilizados agregados provenientes do minério de ferro.
- Concreto Bombeado: a bomba de concreto é um equipamento destinado a impulsionar o concreto usado na construção civil, como complemento as atividades de uma betoneira, principalmente em construções de grande porte como edifícios e prédios em geral. O bombeamento é utilizado para se obter maior rapidez de execução da concretagem, maior volume concretado, maiores alturas e distâncias. Em virtude dessas facilidades do bombeamento de concreto, é que a cada dia este tipo de serviço vem sendo mais procurado pelo setor da construção.
- Concreto Auto Adensável: é indicado para concretagem de peças densamente armadas, estruturas pré-moldadas, formas em alto relevo, fachadas em concreto aparente, painéis arquitetônicos, lajes, vigas, etc. Com grande variedade de aplicações, é obtido pela ação de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade. Sua característica é de fluir com facilidade dentro das formas, passando pelas armaduras e preenchendo os espaços sob o efeito de seu próprio peso, sem o uso de equipamento de vibração. Para lajes e calçadas, por exemplo, este tipo de concreto se auto nivela, eliminando a utilização de vibradores e diminuindo o número de funcionários envolvidos na concretagem.
- Concreto Colorido: é obtido através da adição de pigmentos de diferentes tonalidades à mistura, feita diretamente no caminhão betoneira logo após a dosagem dos outros materiais. Além de ser aplicado para dar um melhor efeito arquitetônico, elimina revestimentos e pintura, é de baixa manutenção e maior durabilidade. Pode ser aplicado em pisos, fachadas, muros, etc. A resistência do concreto colorido pode chegar a até 30 MPa.
Além desses, encontra-se no mercado da construção civil o outros tipos de concretos, sendo eles:
- Concreto Convencional: é o tipo mais utilizado nas obras. É feito na própria obra, com ajuda de betoneira. É aplicado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.
- Concreto Submerso: é aplicado em presença de água, como tubulões, barragens, estruturas de contenção, em meio à lama bentonítica, e estruturas submersas em água doce ou salgada. Este concreto é preparado com sílica ativa para aguentar as agressões do meio marinho ao longo dos anos.
- Concreto Projetado: é muito utilizado no Brasil devido ao relevo que demanda muita obra de contenção. Possui maior fluidez que o concreto bombeável, e aditivos que aumentam sua aderência ao substrato. É aplicado com máquinas de pressão, que lançam um jato de concreto na superfície, em obras como encostas, túneis, entre outros.
- Concreto Pré-moldado e Pré-fabricado: no primeiro caso, os elementos estruturais, como pilares, lajes, vigas, entre outros, são moldados e adquirem maior grau de resistência antes de serem definitivamente posicionados na estrutura. Elas podem ser adquiridas em empresas especializadas ou moldadas no próprio canteiro de obras. Já o Pré-fabricado, atende padrões mais rigorosos de controle de qualidade, sendo avaliado em várias etapas da fabricação, assim como no armazenamento, transporte e utilização.
Gostou de saber mais sobre os tipos de concretos? Então continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ver mais matérias como esta!