Todo mundo gosta de reformar a casa, imaginar novas soluções para o espaço onde vive, reformular a cara dos cômodos, etc. Mas e quando essa brincadeira sai mais caro do que o esperado? Infelizmente, é justamente isso o que ocorre na maioria dos casos. As pessoas passam do orçamento previamente estipulado, encontram imprevistos no meio do caminho e acabam tendo que fazer uma entre duas escolhas: parar a obra antes de finalizar, ou tomar um empréstimo para concluir os trabalhos.
Para evitar que isso aconteça também com você, que tal algumas dicas para não gastar além do orçamento? Confira essas nossas dicas e mantenha sua obra sob controle!
Priorize objetivos
Quais são os objetivos da reforma? Qual é o objetivo primário, e o que pode ser deixado para outro período, após a quitação de dívidas? Essa priorização de uma reforma é importante para dividir um mesmo projeto em fases distintas e independentes. Se houver qualquer imprevisto orçamentário ao longo do caminho, é possível suspender a execução de fases posteriores e secundárias.
Faça um projeto arquitetônico e orçamentário
Não há nada mais perigoso do que uma reforma sem a devida assinatura de um arquiteto e engenheiro responsáveis. Para que a reforma seja segura também para seu orçamento, faça um planejamento de todos os gastos previstos, como acompanhamento técnico, compra de materiais, mão de obra, licenças e uma reserva para imprevistos eventuais.
Contrate um arquiteto para supervisionar a execução da obra
Além de ter um arquiteto assinando o projeto, procure sempre contratar um profissional para acompanhar a execução da obra. Arquitetos e engenheiros são capazes de verificar se o projeto está sendo executado corretamente, bem como cobrar maior produtividade da mão de obra que atua na reforma. Caso contrário, uma obra sem supervisão é um barato que pode sair muito caro.
Cuidado com reformas adicionais no meio da obra
Evite inventar novos projetos ao longo da execução da obra, exceto se eles forem estritamente necessários. Fugir do projeto inicial pode gerar gastos excessivos e, com certeza, fará você extrapolar o orçamento inicial.
Siga o regimento do condomínio e evite multas
Para evitar reclamações, multas e até mesmo medidas mais sérias de seus vizinhos e condôminos, procure respeitar todas as regras referentes à reforma. Não ultrapasse os horários permitidos para barulho, nem execute obras nos finais de semana, caso elas sejam proibidas pelas regras condominiais. Assim, você evita multas desnecessárias e contribui para um ambiente mais amigável na vizinhança.
Contrate mão de obra por meio de referências
A qualidade da mão de obra é o coração de qualquer reforma. Procure contratar profissionais a partir de referências de seus amigos e colegas, já que elas costumam ser as mais confiáveis. Faça também um contrato, seja ele por dia de trabalho ou por empreitada, para evitar discussões posteriores quanto aos valores e condições de prestação do serviço.
Evite desperdício na compra de materiais
Para evitar o desperdício na compra de materiais, nada mais prudente do que ir comprando aos poucos, à medida que eles serão usados. Além de diminuir as chances de sobra ao final da reforma, haverá menor necessidade de prover espaço para armazenagem e conservação desse material.
Pronto para iniciar sua reforma? Siga essas dicas e não fuja do seu orçamento! Ainda tem dúvidas sobre como não gastar além da conta em sua reforma? Deixe o seu comentário!